Tudo o que você precisa saber sobre Coworking

19 de novembro de 2021 | Categoria: Novidades

Você que está iniciando sua atuação no mercado de negócios sabe que uma das primeiras exigências é investir num escritório atrativo, que tenha boa localização e bom custo benefício para seu bolso. Assim, tal investimento pode ser feito através da relação entre várias empresas, funcionários autônomos ou microempreendedores e visa compartilhar vários tipos de serviços num único ambiente físico, dividido entre cada especialidade. Essa abordagem se chama coworking e está cada vez mais ganhando espaço entre os serviços empresariais, de modo que suas vantagens são múltiplas. Em primeiro lugar, o coworking serve para que as despesas do estabelecimento – como o aluguel, a luz, a água – sejam divididas entre os colaboradores, o que significa que todos poderão usufruir do ambiente e investir mais em seus interesses do que nos gastos gerais do ambiente. Em segundo, essa abordagem favorece as relações profissionais e conecta as experiências entre aqueles que atuam naquele ambiente em especifico, sobretudo através dos ambientes que são comuns a eles, como o refeitório, a recepção, a secretaria. Portanto, hoje vamos apresentar como funciona o coworking e quando optar por ele. Continue aqui conosco para saber mais!

Como funciona o coworking e quais suas vantagens?

As etapas de processo de funcionamento do coworking são simples. Após procurar um lugar com boa localização em sua cidade, a primeira coisa a se fazer é analisar se ele se adequa às suas exigências em relação ao seu fim comercial. Por exemplo, um ambiente para fins de atendimento clínicos, compartilhado entre entidades médicas, deverá ter boa luminosidade e uma estrutura física correspondente aos serviços prestados.

Essas características dependem inteiramente das pessoas que irão habitar o lugar alugado, como os profissionais e os clientes. Depois que escolhido o lugar e o contrato estiver em andamento, será preciso que os profissionais que serão encarregados por ele se reúnam a fim de esclarecer os tópicos de organização e adaptação sobre o ambiente.

Assim, os horários para mobilização interna serão estabelecidos por cada profissional de acordo com o funcionamento do estabelecimento. Pode haver a possibilidade de fixar horários de entrada e saída do expediente, que serão os mesmos para cada um deles, porém, não é uma exigência em relação ao ambiente, mas apenas um meio de otimizar os vínculos profissionais.

As vantagens do coworking consistem em:

1) Uso de ambientes reservados e que permitem atender os clientes individualmente ou em grupos de duas ou mais pessoas, dependendo do serviço prestado.

2) Acessibilidade a redes online, que facilitam a comunicação e a utilização de arquivos que sejam do interesse tanto do profissional como do cliente.

3) Salas de reunião e auditório de fácil acesso para todos que exercem sua profissão naquele ambiente, de modo que ambos locais auxiliam na exposição de possíveis sugestões de mudança ou aperfeiçoamento da organização total do coworking.

5) Escritórios virtuais, pois neles os profissionais poderão oferecer um atendimento excepcional para cada cliente e gerenciar cada uma de suas necessidades ou solicitações de serviço.

Desse modo, o coworking é uma excelente técnica quando o assunto é organizar e otimizar seu ambiente de trabalho, facilitando a interação comercial e os serviços prestados de acordo com cada área trabalhista.

Quando optar pelo coworking

Entre várias vantagens, a que se destaca em relação ao coworking é a flexibilização sobre as atividades realizadas sobre o ambiente de trabalho. Elas não se resumem, por exemplo, a atividades médicas ou comerciais, podendo ser um ambiente para grandes ou pequenos negócios ou transações individuais.

Advogados, arquitetos, engenheiros, psicólogos, entre outros, são alguns dos tantos profissionais que podem aderir ao ambiente coworking. Por outro lado, as áreas dos profissionais não precisam ser as mesmas, correspondentes a todos eles, pelo contrário, diferentes áreas podem ser somadas e novas relações trabalhistas podem ser fortalecidas. Assim, os profissionais podem trocar suas vivências no interior de seu trabalho, seus desafios e suas conquistas.

Optar pelo coworking é também focar no desenvolvimento da própria empresa, pois essa abordagem elabora, através das relações profissionais, novos meios de elevar sua perspectiva de crescimento pessoal e coletivo. Nessas condições, as corporações empresariais aumentam substancialmente sua flexibilização entre os serviços, elevando consequentemente a renda capital obtida nos períodos trabalhados (semanal e mensalmente).

Como você pôde perceber, o coworking é uma abordagem atual e que foca no bem-estar pessoal e profissional dos responsáveis pelo serviço e dos clientes. O Espaço Bento Carlos é uma organização feita a partir da colaboração de profissionais psicólogos e que visa as melhores relações entre nossos empreendedores e nossos colaboradores! Venha nos conhecer!

Veja também

26 de dezembro de 2021

2022-PROJETO V.C.R. Venha fazer parte!!

2022- Projeto V C R Vem aí a nossa programação para promover Visibilidade, Credibilidade e Relacionamento para os Profissionais e Estudantes da Saúde e da Educação. Interessados- zap […]

Leia mais
09 de novembro de 2021

A importância de um atendimento psicológico eficiente

Refletir sobre a promoção da saúde mental ainda pode ser um tabu. Muitos acreditam que procurar atendimento psicológico é admitir que há um problema que deve ser evitado. Esse é […]

Leia mais
12 de novembro de 2021

4 Vantagens que um coworking pode proporcionar à sua carreira

Se você é um empreendedor autônomo e está em dúvida em relação ao local em que vai realizar o seu trabalho, talvez um coworking seja a opção ideal […]

Leia mais